ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 90-1


Poster (Painel)
90-1CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE BACTERIANA ASSOCIADA AO GERÂNIO (PELARGONIUM GRAVEOLENS) APRESENTANDO OU NÃO SINTOMAS DE DOENÇA ATRAVÉS DE MÉTODOS DEPENDENTES E INDEPENDENTES DE CULTIVO
Autores:Silva, T.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Lacerda, J.R.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Pelargonium graveolens, conhecido popularmente como gerânio, é uma planta aromática originária da África do Sul. O óleo essencial extraído de suas folhas é muito usado nas indústrias de perfumes, cosméticos e fragrâncias. Entretanto, a propagação de espécies desse gênero com propósito comercial tem sido um problema devido à ocorrência de doenças, que resulta na queda acentuada de produtividade. Assim, é de extrema relevância entender a dinâmica da comunidade bacteriana em relação à presença da doença na planta e buscar por bioinoculantes que promovam o crescimento dessa planta de interesse econômico. Para tal, o presente trabalho teve como objetivos: (1) Isolamento de estirpes bacterianas presentes na raiz e na rizosfera de P. graveolens; (2) Seleção de PGPB (Plant Growth Promoting Bacteria) entre as estirpes isoladas da raiz e da rizosfera; (3) Verificar a distribuição da comunidade bacteriana total ao longo da planta (raiz, caule, folha com e sem sintomas de doença) em comparação com solo rizosférico e não rizosférico, através de métodos independentes de cultivo. Foi realizada a coleta de solo não rizosférico, solo rizosférico, raiz, caule, folha com sintomas e folha sem sintomas de doença de 15 plantas diferentes, que foram divididas em 5 amostras compostas de 3 plantas cada uma. O DNA total das amostras foi extraído e amplificado através de nested PCR com os iniciadores 799R e 1492F (1ª reação); U968 com grampo GC e L1401 (2ª reação) - baseados no gene rrs - para o estudo da comunidade bacteriana total. Em seguida, foi realizada uma eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE) e o perfil de bandas gerado mostrou-se bastante diferente entre as partes da planta e entre as réplicas, indicando uma alta variação individual da comunidade bacteriana do gerânio. O isolamento de estirpes bacterianas de solo rizosférico e de raiz foi realizado utilizando-se placas contendo os meios TSB e King´s B. Foram isoladas 74 estirpes de solo rizosférico e 31 estirpes de raiz em meio TSB e 69 estirpes de solo rizosférico e 14 estirpes de raiz em meio King´s B, totalizando 188 estirpes. Todas elas foram testadas quanto à produção de sideróforos (27 apresentaram testes positivos), mineralização de fosfato orgânico (42 testes positivos) e solubilização de fosfato inorgânico (18 positivos). O gerânio será inoculado com as estirpes que apresentarem características de PGPB para a seleção de um possível bioinoculante.


Palavras-chave:  Pelargonium graveolens, PGPB, Diversidade bacteriana